Suplementos de Creatina: a Fórmula Para Ganhar Grandes Músculos

Os suplementos de creatina são substâncias naturais que têm uma grande importância na construção muscular.  A creatina é um dos suplementos mais utilizados em exercícios de força e na construção da massa muscular, permitindo melhorar a performance, sobretudo em desportos de alta intensidade.

como ganhar massa muscular creatinaComo funciona a Creatina?

A creatina é um aminoácido produzido naturalmente no corpo humano. O consumo de carne (principalmente de caça) e de peixe (sobretudo atum e arenque) aumentam consideravelmente a produção de creatina por parte do organismo.

O fígado e os rins conseguem assim produzir mais creatina, que fica então disponível para os músculos esqueléticos, tais como os bíceps, tríceps, peitorais e todos os outros músculos que formam a estrutura do corpo humano.

Contudo, estas fontes naturais de creatina não são suficientes para um desenvolvimento muscular rápido.

Veja também: http://pt.wikipedia.org/wiki/Creatina

Os suplementos de creatina fornecem:

Mais energia para a contração muscular;
Um aumento do tamanho e da potência dos músculos;

Tipos de suplementos de creatina:

Creatina monohidratada
Creatina Étil-Éster
Citrato de creatina
Creatina esterificada

Suplementos de creatina em pó e em barra

As investigações sobre os suplementos de creatina têm sido feitas ininterruptamente desde os anos 20 do século XX. Contudo, o seu aparecimento no mercado é muito mais recente.

A creatina começou por ser um pó granulado que se misturava com água. Hoje existe em vários formatos, tendo chegado também às barras energéticas. Todavia, a creatina tomada na forma líquida continua a ser a mais facilmente absorvida pelo organismo, revelando-se por essa razão mais eficaz.

Os suplementos de creatina aumentam o tamanho dos músculos

Os suplementos de creatina servem para aumentar o tamanho dos músculos. Contudo, não basta tomar a creatina para que os músculos cresçam.

A creatina simplesmente disponibiliza a energia necessária para o fortalecimento muscular – o treino é fundamental. É necessário treinar arduamente para que os resultados alcançados sejam os desejados. Além disso, os suplementos de creatina devem ser ingeridos cerca de uma hora antes da prática do exercício físico, para assim maximizar o seu efeito.

Convém ainda lembrar que a creatina é rapidamente absorvida pela corrente sanguínea, que então a transporta até aos músculos. Se a energia da creatina não for aproveitada no momento certo, acaba por se perder.

Os desportos mais indicados para a utilização de suplementos de creatina:

Musculação
Hóquei em patins
Basebol
Basquetebol
Remo
Wrestling
Futebol
Corridas curtas e rápidas

Os suplementos de creatina são seguros?

A maior parte dos suplementos de creatina são seguros, desde que sejam seguidas as instruções de utilização do produto. Os efeitos secundários mais frequentes são aos níveis renal e gastrointestinal.  Por isso, os desportistas deverão conversar com o seu médico antes de começarem a tomar suplementos de creatina.

Qual a dose recomendada para quem toma creatina?

A creatina é uma substância que é originalmente produzida no fígado e no pâncreas, por ação dos aminoácidos – isto é, as moléculas que formam as proteínas – arginina, glicina e metionina. Estes podem ser encontrados em certos tipos de alimentos, como a carne vermelha e o peixe, bem como outros suplementos.  Devem ser sempre respeitadas as doses recomendadas.

O nosso corpo tem a capacidade de fabricar a creatina naturalmente para obtenção de energia. A maior parte das pessoas produz cerca de 2 gramas de creatina todos os dias, o que é suficiente para se ter um bom equilíbrio físico.

Contudo, os desportistas precisam de uma dose mais elevada de creatina, nomeadamente para a prática de desportos que requerem um elevado dispêndio de energia num curto espaço de tempo.

A creatina ajuda a água a entrar nas células

Os músculos humanos são constituídos por cerca de 70% de água. A creatina tem como tarefa facilitar a entrada de água nas células musculares, dando-lhes mais volume.

Este é um dos maiores benefícios da creatina. Esta substância é encontrada principalmente na musculatura esquelética, mas existe também noutros tecidos, como o coração, o cérebro, a retina e os espermatozoides.

Dose recomendada de creatina

Antes de começar a tomar a creatina, para além de consultar um especialista, será importante não se esquecer de que este suplemento deve ser tomado nas doses recomendadas. Por norma, usa-se uma dose elevada de sobrecarga nos três primeiros dias (20-30g), passando-se de seguida à fase de manutenção, com 2g por dia. Esta poderá durar até 8 semanas.

Indicações da creatina

A creatina é indicada sobretudo para exercícios de elevada intensidade e curta duração, não sendo aconselhável ingeri-la antes da prática de exercício muito prolongado, pois o seu efeito será negligenciável.

Contraindicações da creatina

Em alguns atletas, pensa-se que a creatina provoque retenção de líquidos, embora não haja, atualmente, qualquer estudo que o comprove. Pensa-se que o seu uso prolongado possa provocar problemas hepáticos, renais e cãibras.

Para mais dicas de saúde consulte este artigo

 

About Vencedor

Vencedor P. escreve sobre homens e mulheres problemas "de saúde e soluções.